Sobre a questão de moderação na utilização de algumas palavras em circunstâncias de defesa da soberania nacional democrática


Os intolerantes não passarão! Respeite as diferenças (a multiplicidade) e a democracia. Seja na política, nas artes, na religião e etc...só quem já passou pelas consequências da intolerância sabe a dor e a tristeza que é. Hoje todos nós passamos por isso. Onde não existir reciprocidade, não se demore. Abaixo a cultura do medo!

Obs: Essa definição linguística é a quarta interpretação segundo o dicionário mencionado. O objetivo de ir buscar no dicionário o significado da palavra foi a partir do meu espanto em ouvir em alguns veículos de imprensa essa palavra para os atos de vandalismo, invasão e depredação do patrimônio público que ocorreram no dia 8 de janeiro de 2023.
Lembrando que aqui em nenhum momento foi utilizado a definição em sentido jurídico, uma vez que esse enquadramento e definição para os atos cabe aos órgãos e profissionais competentes para tal.
A partir desta definição da palavra compreendi que foi um ato de intolerância, utilizando a diversidade linguística para compreender e interpretar, uma vez que o Direito não possui o monopólio da língua.
E por fim, eu sou a favor da utilização moderada de certas palavras em determinadas circunstâncias por uma questão de ordem e utilidade pública. O que em nenhuma hipótese pode ser considera, a partir do meu posicionamento, como censura ou  cerceamento da liberdade de expressão de qualquer cidadão brasileiro.

#democracia #respeito #bempúblico #coisapública #tolerância #república

Comentários