O corpo tem memória: saúde e qualidade de vida

Desde quando comecei a estudar sobre teatro, a nível formal e técnico, no início da minha adolescência, eu tive de ter uma vida dupla.

Durante muito tempo, eu estudava enquanto trabalhava em áreas em que eu pudesse ganhar um tanto mínimo razoável para pagar, bancar meus estudos. O que foi quase impossível se eu não tivesse tido apoio, inclusive das instituições. 

Sempre morei longe do centro da cidade. Sempre dependi do 'passe', do transporte público, ônibus, trem, metrô lotado ou vazio, com chuva ou sem chuva. 

Até aí normal na vida de um cidadão de região metropolitana...ainda mais de SP

Comecei trabalhando num Mc Donalds, onde cheguei a ser gerente coordenador de loja. 

E depois de formado, já com registro de ator, comecei a trabalhar em livrarias, sem deixar de atuar.

Muitos de vocês já sabem que eu trabalhei em grandes livrarias. 

Por anos a fio: subindo e descendo escadas, correndo, carregando livros, montando vitrines, organizando prateleiras...E o corpo tem memória! 

Eu sai do mercado livreiro e dando sequência ao meu lado profissional, voltei a estudar para me qualificar. Desta vez fui produzir eventos...o 'corre' é bem parecido. 

Quando entrei pela primeira vez na Universidade Federal, num curso que me permitia circular por várias faculdades e escolas, onde eu tinha de me locomover para todo o campus universitário (e quem conhece o campus da Federal da Bahia em Salvador sabe que não é uma região pequena, nem mesmo próxima)...mesmo assim, meu corpo permitia o esforço! 

Por um tempo, hiperativo que 'fui!?' ainda optei pelo acompanhamento profissional em academia de ginástica, porque me dava a sensação de estimular mente sã em corpo são.

Hoje em dia para além da academia, comecei a fazer caminhadas e corridas com auxílio de apps como o #SamsungHealth que me informa distância, ritmo, velocidade, localização espacial, me permite estipular metas e visualizar um calendário mensal das minhas atividades físicas. 

Isso tem me dado bons resultados!

Além de me dar a chance de interagir localmente, socializando, prezando pelo espaço, conhecendo o entorno donde quer que eu esteja. Tem sido gratificante, e me ajuda atrelar saúde e qualidade de vida.

Comentários