[post facebook] Sobre Graça Aranha e o ofício do ator-leitor #literaturabrasileira

Postei aqui embaixo, no penúltimo post, um vídeo com a leitura de um trecho de 'Se...será, Serafina' de Cristina Porto, livro infantil editado pela Editora Ática.

Ainda sobre livros editados pela #Ática, mas desta vez para adolescentes e adultos, posto agora o link de uma crítica que encontrei na internet do romance 'Canaã' de Graça Aranha.

Já estou a procura, pelas bibliotecas daqui da minha cidade, de um exemplar desse livro pra ler, porque a lista de livros que tenho para comprar não para de crescer, só de Graça Aranha, que não publicou muitos, além desse, tem mais dois...

José Pereira Maciel da #GraçaAranha, um dos idealizadores da #semanade22, foi assim mencionado (relembrado) pelo clube de leituras 'Querido Clássico':

"Graça Aranha, logo, tende a viver nas nossas memórias como um artista que não está nem cá nem lá. Ele não é exatamente um modernista, nem um academicista, suas obras não são totalmente europeias nem brasileiras. Participa da fundação da Academia Brasileira de Letras, rompe com ela, participa da Semana Arte Moderna, mas também não se encaixa exatamente com os outros modernistas.

E nessa dança de cadeiras, acabou pertencendo a todos esses grupos intelectuais, renovadores, e ao mesmo tempo, talvez, a nenhum deles."

Graça Aranha foi um diplomata e viveu literalmente entre lá e cá. Um pré-modernista, modernista, que viveu tudo o que nós contemporâneos estamos sujeito a passar e viver. É preciso qualificar nosso tempo.

Ele se autodefiniu:  “Fui abolicionista, republicano, anarquista, aliado, modernista e revolucionário”.

Tô curioso para conhecer sua escrita!

Por fim, não posso deixar de compartilhar sobre minha atual dedicação, minha performance #ParaLembrardoContemporâneo, onde eu digo:

"Em meio a polifonia e o ecletismo do contemporâneo. É preciso tomar posição em relação ao nosso tempo."

Nem que seja para não estar lá ou cá, mas bem consigo mesmo, com seus valores, princípios, e em busca de sua liberdade pessoal e seu papel na sociedade.

Todo dia agradeço por ter o compromisso comigo mesmo por ter escolhido atuar e trabalhar como ator e todo dia relembro a mim mesmo meu papel na sociedade. Divertir, conscientizar, compartilhar, ser reconhecido pela qualidade e dedicação ao meu ofício, apesar dos pesares. Todo dia, uma nova chance, uma nova oportunidade.

#ator #leitor #atorbrasileiro #herbertsilvaleão #foco #fé #trabalho #virtude 

https://www.facebook.com/1096125004/posts/pfbid02HTqofL8Ecbnx6kKu9MvRuReLLACCRWcwqscouedLRDL3n482Xq88xwauVESofkJpl/?mibextid=Nif5oz



Comentários