Mudanças e atualizações sobre o processo de criação de "Molière, uma ópera urbana" através de divulgações da produção e posts dos artistas da trupe em redes sociais

por Herbert Silva Leão

A França e os franceses continuam sendo referência nas artes e na cultura do entretenimento, assim como o Brasil pode também continuar a ser, uma vez criando novas oportunidades, experimentando novos modos de criação e dando visibilidade aos jovens e novos talentos.

Há um tempo postei aqui que eu estava encantando com a montagem de uma peça teatral com ares de ópera popular à la Bizet, em homenagem aos 400 anos do desconhecido ilustre e favorito do rei, Molière, que se chamará 'Molière, uma ópera urbana'. 

Molière é tido como glória nacional na França. E não é à toa que o idioma francês é conhecido e chamado de 'a língua de Molière'. 

O modo de produção desse espetáculo, que mescla ópera, teatro e música popular vem me despertando curiosidade... 

Uma trupe de atores está há mais de um ano em processo de criação e ensaios, e conta com uma equipe qualificada e numerosa. 

O que encanta é que eles uniram a Rádio, Tele e Digital difusão para divulgar o processo criativo. 

A equipe faz ampla criação de conteúdo para Internet, grava e lança canções e videoclipes nas rádios e TVs francesas, apresentam-se ao vivo com números artísticos em programas de TV e tudo isso enquanto, concomitantemente, ensaiam a criação do espetáculo, que apenas no fim desse ano entrará em cartaz num teatro, para em seguida realizar turnê pela grande França. 

Na história da ópera urbana será contada uma faceta da vida de Molière, através de personagens, tais como, sua amante, pessoas próximas e pelo Príncipe de Conti, um grande defensor que o protegeu de um inimigo... 

O Príncipe de Conti é interpretado por um ator negro talentosíssimo chamado Abi Bernadoth. 

Existe também o personagem de Molière, que ERA interpretado por um jovem e talentoso rapper francês, que também se descobriu um ótimo ator, chamado: Lonepsi! 

Isso mesmo ERA, porque hoje o Lonepsi, anunciou em suas redes sociais que decidiu deixar a produção e não mais seguirá representando o personagem Molière na ópera urbana. 

Ele está disposto a deixar e seguir o que sempre quis para sua vida, uma carreira solo e na música.

Lonepsi é jovem um francês de origem argentina de 28 anos. 

A notícia de sua saída mexeu comigo e com muitos seguidores nas redes e amigos que estavam acompanhado a trajetória dele nesse trabalho. Mas assim que a mensagem chegou até mim, eu de cara desejei o melhor pra ele, e o apoio em sua decisão, se assim ele escolheu. E talvez não tenha sido fácil. 

Uma colega escreveu num comentário: " Força, a história se escreve enquanto se vive."

Lonepsi vai fazer muita falta na trupe. Mas, segundo ele, em breve seremos agraciados com suas novas canções e um futuro álbum inédito já em carreira solo. 

E em relação ao espetáculo, eu tô ansioso para conhecer o ator que entrará para essa produção, substituindo Lonepsi, com o desafio de representar Molière.

        foto divulgação casting (Internet)

Comentários